AWS: a melhor opção em infraestrutura para startups

AWS

Começar uma empresa não é fácil, independentemente do segmento. Com as startups, um modelo de negócio repetível e escalável que trabalha em condições de extrema incerteza, as dificuldades são as mesmas, pois normalmente há pouco dinheiro e muito trabalho pela frente. Encontrar fornecedores confiáveis, que ajudem a diminuir toda essa carga de preocupações, é um bom primeiro passo. É por isso que hoje vamos apresentar a Amazon Web Services (AWS) e a infraestrutura para startups que ela disponibiliza.

A AWS é uma plataforma de serviços em nuvem que fornece segurança, poder computacional, armazenamento de banco de dados, distribuição de conteúdo e outras funcionalidades para os diversos setores do mercado. Em relação às startups, a Amazon oferece uma extensa plataforma de tecnologia, permitindo que elas sejam rápidas, ágeis e globais sem extrapolar o orçamento destinado à TI.

Além disso, a AWS tem a infraestrutura necessária para comportar a evolução e a sofisticação desse modelo de negócio, mesmo que haja um crescimento repentino, não programado. A gigante norte-americana quer que, usando os seus serviços, essas novas empresas foquem exclusivamente em transformar suas ideias em realidade sem se preocupar com espaço, plataforma ou qualquer tipo de infraestrutura.

Os benefícios de usar a AWS

As vantagens de usar um serviço em nuvem você já conhece, certo? A principal delas é o acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, seguida pela redução nos custos, agilidade e flexibilidade. Porém, cada provedor de serviço oferece benefícios diferenciados, buscando atingir um público cada vez maior e mais segmentado.

No caso das startups, os incentivos focam na criação e na escalabilidade de cada negócio. Conheça melhor:

  • Vantagens especiais da AWS: Com apenas alguns cliques, é possível obter um nível de uso gratuito, um mês de AWS Support, Office Hours individuais com arquiteto de soluções, treinamento técnico, ofertas exclusivas e muito mais.
  • Opções para reduzir custos: Os atendentes ajudam você a investir com inteligência por meio de modelos de definição de preço e dos tipos de instância do EC2, da definição de preços em níveis do S3, dos serviços e recursos e das ferramentas especiais.
  • Adoção de mobilidade com rapidez e facilidade: Foram criados os AWS Mobile Services para ajudar as startups a criarem aplicativos de forma rápida e fácil, usá-los para notificações via push e análises de usuários, além de salvar e sincronizar esses dados.
  • Inovações para velocidade, agilidade e crescimento: Somente em 2015, a AWS lançou 722 serviços e recursos, disponibilizando uma plataforma ampla, detalhada e em constante evolução, permitindo que as startups possam inovar e acelerar o acesso ao mercado.
  • Ferramentas para as suas tecnologias preferidas: Oferece diversos kits de desenvolvimento de software (SDKs), que permitem à sua startup começar a usar a AWS sem demora, com tecnologia que a sua equipe de desenvolvimento já conhece.
  • Alcance global: Desde o início, já é possível usar a infraestrutura global do serviço ou expandir em qualquer uma das 25 zonas de disponibilidade, de acordo com a necessidade.

AWS Activate

Além dos benefícios destacados, a AWS ainda oferece um programa especial para startups: o AWS Activate. Ele é desenvolvido para fornecer a essas empresas os recursos necessários para começar a usar a AWS, visando a escalabilidade e o crescimento dos negócios. Algumas das mais bem-sucedidas do mundo, como Airbnb, Spotify e Dropbox, utilizaram este recurso para começar a trabalhar com facilidade e escalar rapidamente.

O AWS Activate é dividido em três tipos de pacotes, de acordo com a modalidade da startup interessada no serviço. O primeiro deles é o Pacote Self-Starter, no qual todas as novas empresas podem se inscrever. Ele é direcionado para aqueles empreendedores que fazem tudo por conta própria. Os outros dois são:

  • Pacote Portfólio: Projetado para startups em aceleradores, incubadores, espaços de trabalho compartilhado e outras organizações de startups. Clique aqui e saiba mais.
  • Pacote Portfólio Plus: criado para startups em aceleradores, incubadores e fundos de capital semente/de risco selecionados. Conheça mais clicando no link.

Sobre a AWS

A AWS está presente em 190 países, por meio de 12 regiões geográficas, 32 zonas de disponibilidade e mais de 50 pontos de presença locais. Em comparação com outras empresas de computação em nuvem, a presença global da AWS pode ser considerada inigualável, afinal, são mais de um milhão de clientes.

Juntamente a isso, pode-se destacar também a segurança. A plataforma conta com amplos recursos de certificação de segurança e acreditação, criptografia de dados em repouso e em trânsito, módulos de segurança de hardware e forte segurança física.

Já deu para perceber que a Amazon Web Services está preparada para ajudar você e sua startup desde a primeira ideia até a expansão do seu produto. Quer saber como entrar neste mundo com segurança e tranquilidade, aproveitando todas as vantagens que apresentamos? Nós podemos lhe ajudar, pois como parceira da AWS, ofereceremos consultoria e suporte dos seus serviços. Então, deixe um comentário e compartilhe conosco suas dúvidas ou experiência quando o assunto é computação em nuvem.